Quem somos


As origens musicais no Bombarral, de que se tem conhecimento, datam de 1863, que terão levado ao aparecimento da Banda “Música Velha”, mais conhecida por “Os Roufenhos”. Desconhece-se a data da sua formação, mas sabe-se que, em 1893, devido cisão na respetiva banda, foi fundada a Sociedade Musical União e Progresso, conhecida pela Banda “Música Nova” e apelidada de “Os Piratas”. Embora se desconheçam, em alguns casos, as suas origens, sabe-se que entre 1900 e 1972 foram vários os agrupamentos filarmónicos que surgiram no Bombarral. Nesta continuação, surge a 15 de fevereiro de 1979 o Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB), constituído por um grupo de músicos e antigos executantes que se encontravam dispersos pelo concelho do Bombarral e que formaram uma banda filarmónica. O CCMB, enquanto instituição cultural sem fins lucrativos e com estatuto de Utilidade Pública, constitui-se como uma referência regional no contributo para o ensino das artes e no reforço da cidadania participativa.

A associação tem sabido ao longo dos anos diversificar as suas atividades, indo ao encontro dos desejos e das necessidades da população em todas as faixas etárias. De forma a ir ao encontro das muitas e variadas solicitações que têm na região e um pouco por todo o país, todos os agrupamentos do CCMB desenvolvem um trabalho semanal cujo objetivo principal é a constante melhoria da qualidade técnica e artística, trabalhando reportórios diversificados que permitam a cada agrupamento da associação apresentar-se em diferentes tipos de eventos. Ao longo da história do CCMB têm sido vários os agrupamentos instrumentais e corais que já marcaram presença em importantes eventos musicais a nível internacional.

Para além dos vários álbuns gravados individualmente por cada grupo, o CCMB conta também com diversos registos discográficos envolvendo todos os agrupamentos da associação: a primeira gravação data de 1986, onde, em colaboração com o Grupo Coral da Rádio Renascença, os agrupamentos da altura participaram na gravação de um disco intitulado “Música e Canto no Bombarral”. Em 2006, já com mais agrupamentos instrumentais e corais, foi gravado um CD duplo intitulado “Novos Palcos”. Mais recentemente, em 2019, todos os agrupamentos musicais da associação participaram na gravação de mais um CD, desta vez no âmbito do 40º Aniversário do CCMB. Anualmente, o CCMB é responsável pela organização do “Círculo em Festa”, um evento que reúne centenas de participantes de todas as atividades artísticas e pedagógicas da associação e que é já um marco no panorama cultural da vila do Bombarral..

Abrangendo géneros artísticos distintos, o Círculo de Cultura Musical Bombarralense contém hoje várias valências, reunindo no mesmo espaço físico diversas formações instrumentais e corais, uma escola de música e dança, um polo do Conservatório das Caldas da Rainha e ainda um núcleo museológico. O CCMB movimenta semanalmente cerca de 400 famílias, contribuindo de forma inequívoca para a criação e fruição de atividades culturais e assumindo um claro complemento à educação individual e de grupo, pugnando pelo aperfeiçoamento técnico, conferindo visibilidade aos trabalhos e talentos, trazendo dinamismo ao concelho e à região com novas formas de expressão musical, na convicção do garantir uma contínua aproximação do CCMB ao seu território e aos cidadãos, em contextos intergeracionais e inclusivos.