Coro Infantil do CCMB

Fátima Cotrim | Direção Artística

O Coro Infantil do Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB) surgiu em 2017, depois da necessidade de separar os jovens coralistas do então Coro Infantojuvenil devido à discrepância de idades que se faziam sentir. O Coro Infantojuvenil do CCMB nasceu em 2005 por proposta da maestrina Maria João Veloso. Um ano depois, em 2006, o grupo viria a participar na gravação do CD duplo “Novos Palcos” que reuniu todos os agrupamentos instrumentais e corais da associação. Entre 2013 e 2014, o coro teve como diretor artístico o tenor Nuno Cardoso.

Apesar do reportório diversificado, a separação entre infantil e juvenil permitiu um trabalho musical mais amplo e simultaneamente mais interessante de acordo com as faixas etárias dos seus elementos, que neste caso se situam entre os 6 e os 10 anos, em que a coordenação motora, a memorização, a expressão vocal, musical e dramática, são algumas das competências desenvolvidas no âmbito do trabalho realizado.

Englobando obras de diferentes compositores, escolas e estilos, o coro participa regularmente em concertos, eventos variados no concelho e em encontros de coros um pouco por todo o país.

O CCMB, enquanto instituição cultural sem fins lucrativos e com estatuto de Utilidade Pública, foi fundado em 1979 e constitui-se como uma referência regional no contributo para o ensino das artes e no reforço da cidadania participativa, contribuindo de forma inequívoca para a criação e fruição de atividades culturais e assumindo um claro complemento à educação individual e de grupo num contexto intergeracional e inclusivo. Reunindo no mesmo espaço físico diversas formações instrumentais e corais, uma escola de música e dança, um polo do Conservatório das Caldas da Rainha e ainda um núcleo museológico, o Círculo de Cultura movimenta semanalmente cerca de 400 famílias. Ao longo dos anos, o CCMB tem sabido diversificar as suas atividades, indo ao encontro dos desejos e das necessidades da população.

O Coro Infantil do CCMB tem atualmente 18 elementos e é visto como uma grande aposta no futuro desta instituição, proporcionando às crianças e jovens o desenvolvimento do gosto pela música vocal e pela prática musical de conjunto. Pretende-se assim, contribuir para a formação de um público esclarecido e musicalmente culto, sendo-lhe inerente o desenvolvimento cultural e musical do concelho.

Recentemente, em 2019, o grupo participou na gravação de mais um CD que envolveu todas as valências musicais da associação e que decorreu no âmbito das comemorações do 40º aniversário do CCMB.

Desde 2014, a direção artística do Coro Infantil do CCMB está a cargo da maestrina Fátima Cotrim.