Grupo Coral Adulto do CCMB

Fátima Cotrim | Direção Artística

O Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB) é uma instituição cultural sem fins lucrativos e com estatuto de Utilidade Pública fundada em 1979. A associação constitui-se como uma referência regional no contributo para o ensino das artes e no reforço da cidadania participativa, contribuindo de forma inequívoca para a criação e fruição de atividades culturais e assumindo um claro complemento à educação individual e de grupo num contexto intergeracional e inclusivo. Reunindo no mesmo espaço físico diversas formações instrumentais e corais, uma escola de música e dança, um polo do Conservatório das Caldas da Rainha e ainda um núcleo museológico, o Círculo de Cultura movimenta semanalmente cerca de 400 famílias. Embora nascido da sua banda filarmónica, o CCMB tem sabido ao longo dos anos diversificar as suas atividades, indo ao encontro dos desejos e das necessidades da população.

É exatamente nesse contexto que, em 2 de maio de 1983, é fundando o Grupo Coral Adulto do CCMB que começou por ser dirigido pelo maestro José Henriques. O grupo foi evoluindo e consolidando a sua presença como entidade cultural na região, efetuando os primeiros concertos em diversos locais do concelho e depois um pouco por todo o país. Em 1987, já sob a direção artística do maestro Luisinho Leal, o grupo coral participou na gravação de um disco intitulado “Música e Canto no Bombarral”. O projeto contou com o apoio da Câmara Municipal do Bombarral e aconteceu em parceria com o Coro da Rádio Renascença. Facto que, à época, teve um impacto consideravelmente importante na vida cultural da vila.

Em 1990, a maestrina Maria João Veloso assume a responsabilidade artística pelo grupo e foi sob a sua direção que, em novembro de 1999, o coro se deslocou à cidade de Praga (República Checa) onde participou no “IX Festival de Música de Advento e Natal”, tendo conquistado o 2º lugar na categoria de Grandes Coros. Entre os anos 2004 e 2006, o Grupo Coral Adulto do CCMB abraçou um dos projetos mais estimulantes e singulares da sua história: a preparação, estreia e gravação da obra “Fantasia de um Fruto Imperfeito”. Uma composição musical, para banda e coro, que deu outra dimensão ao genuíno fruto do Oeste: a Pera Rocha. A iniciativa foi pioneira e triangular, numa parceria entre a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, o CCMB e a Nsprojects, que resultou na encomenda de uma obra musical original ao compositor Jorge Salgueiro baseada num poema de Amado da Silva. A estreia teve lugar no Hotel Golf Mar (Torres Vedras) em dezembro de 2004, na presença do compositor e do então Ministro da Agricultura, Dr. Carlos Costa Neves. Já em 2006, o grupo coral participou na gravação do CD duplo “Novos Palcos” que juntou todos os agrupamentos instrumentais e corais da associação. Entre os anos 2012 e 2014 foi a vez da maestrina e soprano Ana Luísa Cardoso assumir a direção artística do grupo. Mais recentemente, em 2019, o grupo coral voltou a estúdio, desta vez para participar na gravação de mais um CD que envolveu todas as valências musicais da associação e que decorreu no âmbito das comemorações do 40º aniversário do CCMB. Anualmente, o Grupo Coral do CCMB é responsável pela organização do Encontro de Coros do Advento, um evento que tem lugar na Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo (Bombarral) e que é já um marco no panorama da música coral amadora em Portugal.

Atualmente o coro conta com cerca de 30 elementos, interpretando um repertório a capella eclético e diversificado. Tem mantido intercâmbios com diferenciados coros de todo o país, pugnando pelo aperfeiçoamento técnico e dinamizando o concelho e a região com novas formas de expressão musical.

Desde maio de 2014, a direção artística do Grupo Coral Adulto do CCMB está a cargo da maestrina Fátima Cotrim.