MalVestidos

Grupo de Música Tradicional
Carlos Miguel Monteiro | Direção Artística

Os MalVestidos são um grupo de música popular e tradicional portuguesa que teve a sua origem por iniciativa de um conjunto de dinâmicos cantores e instrumentistas, a maior parte oriundos do Grupo Coral Adulto do Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB). O CCMB, enquanto instituição cultural sem fins lucrativos e com estatuto de Utilidade Pública, foi fundado em 1979 e constitui-se como uma referência regional no contributo para o ensino das artes e no reforço da cidadania participativa, contribuindo de forma inequívoca para a criação e fruição de atividades culturais e assumindo um claro complemento à educação individual e de grupo num contexto intergeracional e inclusivo. Embora nascido da sua banda filarmónica, o Círculo tem sabido ao longo dos anos diversificar as suas atividades, indo ao encontro dos desejos e das necessidades da população. A associação reúne no mesmo espaço físico diversas formações instrumentais e corais, uma escola de música e dança, um polo do Conservatório das Caldas da Rainha e ainda um núcleo museológico, movimentando semanalmente cerca de 400 famílias.

A primeira atuação deste grupo foi em novembro de 2009 e aconteceu no âmbito do tradicional “Almoço do Magusto” promovido anualmente pelo CCMB.

A originalidade do seu nome surge como irreverência pela ligação dos seus elementos ao Grupo Coral Adulto do CCMB, marcando assim um contraste com a natural formalidade do mesmo: “se no grupo coral somos os bem vestidos, aqui somos os MalVestidos”.

Após a sua primeira atuação, o grupo começou a ser solicitado para animar eventos gastronómicos, festas populares, entre outros convívios, promovidos não só pelo CCMB, como também por outras associações e entidades do concelho e da região.

Mais recentemente, em 2019, o grupo participou na gravação de um CD que decorreu no âmbito das comemorações do 40º aniversário do CCMB e que envolveu todas as valências musicais da associação.

Até outubro de 2016 o grupo foi dirigido pela professora Vera Santos, desde então, os MalVestidos, que contam com cerca de 25 elementos, têm como responsável artístico o professor Carlos Miguel Monteiro.