Vox feminis
coro Feminino do CCMB
AUGUSTO LINO | Direção Artística
O Vox Feminis, Coro Feminino do Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB), surgiu em 2017 depois da necessidade de separar os jovens coralistas do então Coro Infantojuvenil devido à discrepância de idades que se faziam sentir. O Coro Infantojuvenil do CCMB nasceu em 2005 por proposta da maestrina Maria João Veloso. Um ano depois, em 2006, o grupo viria a participar na gravação do CD duplo “Novos Palcos” que reuniu todos os agrupamentos instrumentais e corais da associação. Entre 2013 e 2014, o coro teve como diretor artístico o tenor Nuno Cardoso.
Apesar do reportório diversificado, a separação permitiu um trabalho musical mais amplo e simultaneamente mais interessante de acordo com as faixas etárias dos seus elementos. Englobando obras de diferentes compositores, escolas e estilos, o coro participa regularmente em concertos, eventos variados no concelho, encontros de coros um pouco por todo o país e organiza os seus próprios espetáculos temáticos, com destaque para o evento anual organizado no âmbito do Dia Internacional das Mulheres.
O CCMB, enquanto instituição cultural sem fins lucrativos e com estatuto de Utilidade Pública, foi fundado em 1979 e constitui-se como uma referência regional no contributo para o ensino das artes e no reforço da cidadania participativa, contribuindo de forma inequívoca para a criação e fruição de atividades culturais e assumindo um claro complemento à educação individual e de grupo num contexto intergeracional e inclusivo. Reunindo no mesmo espaço físico diversas formações instrumentais e corais, uma escola de música e dança, um polo do Conservatório das Caldas da Rainha e ainda um núcleo museológico, o Círculo de Cultura movimenta semanalmente cerca de 400 famílias. Ao longo dos anos, o CCMB tem sabido diversificar as suas atividades, indo ao encontro dos desejos e das necessidades da população.
Atualmente o Coro Feminino do CCMB conta com 16 elementos e é visto como uma peça fundamental no futuro desta instituição, proporcionando aos jovens o desenvolvimento do gosto pela música vocal, pela prática musical de conjunto e contribuindo assim para a formação de um público esclarecido e musicalmente culto, sendo-lhe inerente o desenvolvimento cultural e musical do concelho.
Recentemente, em 2019, o grupo participou na gravação de mais um CD que envolveu todas as valências musicais da associação e que decorreu no âmbito das comemorações do 40º aniversário do CCMB. Em 2022 destaca-se ainda a participação no 1º Festival de Jazz do Bombarral, com a apresentação de um programa inteiramente dedicado ao tema e atuação com a cantora Sofia Escobar no Concerto de Natal da Banda de Música do CCMB.
Entre 2014 e 2021 a direção artística do grupo esteve a cargo da maestrina Fátima Cotrim. Desde 2022 a direção artística do Coro Feminino do CCMB está a cargo do maestro Augusto Lino.