Orquestra Clássica do CCMB

Élio Leal | Direção Artística

A Orquestra Clássica do Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB) nasceu em 2013 pela mão da professora e violinista Rita Aragão, inicialmente com uma formação de orquestra de cordas e tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento e aprofundamento da performance orquestral dos seus elementos. Já sob a direção do maestro Élio Leal, o grupo cresceu para uma formação de orquestra clássica, contando atualmente com cerca de 30 elementos entre instrumentistas de cordas, sopros e percussão, apresentando um reportório diversificado desde a música erudita à música ligeira.

O CCMB, enquanto instituição cultural sem fins lucrativos e com estatuto de Utilidade Pública, foi fundado em 1979 e constitui-se como uma referência regional no contributo para o ensino das artes e no reforço da cidadania participativa, contribuindo de forma inequívoca para a criação e fruição de atividades culturais e assumindo um claro complemento à educação individual e de grupo num contexto intergeracional e inclusivo. Reunindo no mesmo espaço físico diversas formações instrumentais e corais, uma escola de música e dança, um polo do Conservatório das Caldas da Rainha e ainda um núcleo museológico, o Círculo de Cultura movimenta semanalmente cerca de 400 famílias.

Durante o ano 2016, a Orquestra Clássica realizou um intercâmbio com a Orquestra Juvenil Metropolitana (Lisboa), que consistiu na realização de um estágio de orquestra e alguns concertos conjuntos. Deste intercâmbio resultou a preparação de um espetáculo baseado na música de “O Feiticeiro de Oz” que foi apresentado em palcos como o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e Ruínas do Carmo, este último no âmbito do evento Lisboa na Rua organizado pela EGEAC.

Em outubro de 2016, a orquestra foi convidada a atuar no II Encontro Internacional de Culturas Lusófonas que decorreu no Teatro Eduardo Brazão (Bombarral) e que contou com a presença da então Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques. Em abril de 2017 atuou no evento de lançamento do JRO – Jornal Região Oeste e durante o ano 2018 foi convidada a juntar-se novamente à Orquestra Juvenil Metropolitana, desta vez para participar no concerto de estreia da obra original “Fábulas de La Fontaine” que teve lugar no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Anualmente, a Orquestra Clássica do CCMB realiza o seu tradicional concerto de Ano Novo onde tem acompanhando algumas referências da música lírica em Portugal, entre as quais: a soprano Ana Cosme e os tenores Carlos Guilherme e Bruno Almeida. Recentemente, em 2019, a orquestra participou na gravação de um CD no âmbito do 40º aniversário do CCMB e que envolveu todas as valências musicais da associação.

Desde 2015, a direção artística está a cargo do maestro Élio Leal.