West Europe Orchestra - WEO  

Tendo como fundo a associação Circulo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB), e pela mão de um jovem da terra, Élio Leal, nasce em 2005 uma Orquestra formada com cerca de 40 elementos jovens residentes entre os concelhos do Bombarral, Lourinhã, Cadaval, Óbidos, Caldas da Rainha e Alcobaça. Maioritariamente formada por estudantes e ex. estudantes de música, esta orquestra foi criada para acompanhar o XII Festival da Canção dos Jovens da Vigararia Cadaval-Bombarral. Devido ao seu sucesso inicial, a partir daí a sua participação nos seguintes festivais da canção foi tarefa obrigatória. Além das participações nos Festivais da Canção, e devido aos inúmeros convites que foram surgindo, a Orquestra tem realizado outros diversos espectáculos, principalmente para público jovem, conseguindo assim aproximar este estilo de música desta exigente faixa etária. Contudo, mesmo sendo os jovens o público alvo, sempre com a preocupação de inovar, este grupo tenta variar o seu reportório de forma a ir ao encontro das diferentes faixas etárias e dos diferentes concertos que realiza, daí a versatilidade de músicas que interpreta.

Desde o ano anterior, que a orquestra conta com a colaboração de alguns jovens cantores, que cantam com a mesma variadíssimos temas, desde música erudita, passando pelos mais conhecidos temas de bandas sonoras de filmes, até a alguns clássicos da música ligeira.

Sendo um grupo formado por músicos todos eles da zona oeste do país, zona que por sua vez coincide com a zona oeste da Europa, recentemente esta orquestra adoptou o nome de West Europe Orchestra (WEO). A WEO tem como principal preocupação e objectivo ser um elemento culturalmente activo na zona Oeste, realizando concertos nas várias localidades da zona Oeste, e “acolhendo” jovens músicos filhos de imigrantes, ou outros jovens europeus, que embora agora vivam em outra zona da Europa (Oeste de Portugal), possam continuar a aplicar os seus conhecimentos musicais e a viver na harmonia da música.

Esta orquestra tenta proporcionar espectáculos diferentes do habitual, com temas que apesar de muito conhecidos são raramente interpretados ao vivo.

Existem diversos projectos futuros para esta orquestra, assim como os apoios que se esperam alcançar, e sem os quais é impossível a continuidade e o progresso deste grupo.

Dos varios pontos alto da WEO, destacamos a montagem em conjunto com os 3 Tenores Portugueses, um concerto de homenagem ao falecido tenor italiano Luciano Pavarotti; os espectáculos: Disney and Broadway e Hollywood in Music; e "Magia da 7a Arte".

 

A West Europe Orchestra foi tambem escolhida pelos euro deputados portugueses como vencedora nacional do “Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude”,representando assim Portugal neste importante e prestigiado concurso organizado pelo Parlamento Europeu e pela Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno de Aachen (Alemanha), merecendo o reconhecimento e elogios do Presidente do Parlamento Europeu, Mr. Hans-Gert Pottering, e da Primeira-ministra Alemã, Dra. Angela Merkel.

 

É seu actual director artístico o Maestro Élio Leal.

 

E-mail: -  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
                  
Website : - www.myspace.com/weorchestra

YouTube : - www.youtube.com/weorchestra