Grupo Coral Infantil do CCMB  

Coro Infantil

Fundado em 2005 por proposta da Maestrina Maria João Veloso, esta é mais uma valência do CCMB, destinado a todas as crianças, sendo representativo do Círculo e da Comunidade onde este se insere. Com ensaios regualares à 4a feira, este grupo tem cerca de 20 crianças que em paralelo frequentam a escola de Musica. Actualmente é seu Director artistico, o maestro Nuno Cardoso.

O Estilo de Repertório

A escolha de repertório vai ao encontro dos critérios de ordem pedagógica e musical. Assim, este é diversificado, ecléctico e musicalmente interessante, de acordo com a faixa etária, que inclua obras de diferentes compositores, escolas e estilos.

No coro infantil, as obras são trabalhadas a uma ou duas vozes, com ou sem acompanhamento. Dá-se privilégio às obras em português e de compositores portugueses, mas também se trabalham canções noutras línguas, privilegiando-se as da Comunidade Europeia.

A Metodologia de Ensino

Os ensaios iniciam-se sempre com trabalho vocal de carácter técnico. Num ambiente francamente saudável, são também efectuados exercícios diversos com vista ao desenvolvimento de outras capacidades, tais como:
- Memorização;
- Expressão vocal, musical e dramática;
- Coordenação motora;
- Desenvolvimento de timbres vocais individuais, de naipe e de conjunto.

Objectivos

Na sua génese, o Coro Infantil do Círculo, é visto como a grande aposta no futuro do próprio Circulo. Já dizia o velho ditado que “É de pequenino que se torce o pepino”, e este projecto conta com ambiciosos objectivos a curto e a longo prazo tais como:

- O Desenvolvimento da capacidade de trabalhar em conjunto e criar o gosto pela prática musical de conjunto;

- Ter contacto com a música de diferentes épocas, compositores, estéticas, géneros e estilos;

- Desenvolver a musicalidade e a capacidade interpretativa e ainda do aparelho vocal; tal como desenvolver posturas para a situação de apresentação em público e concertos.

- Identificar capacidades e talentos musicais e representar, enquanto agrupamento musical de qualidade, o Círculo, o Bombarral e o Oeste em eventos para o qual for solicitado.

Ainda a longo prazo, é incipiente o desenvolvimento do gosto pela música e pela prática musical, dando origem à formação de um público esclarecido e musicalmente culto; sendo inerente o desenvolvimento cultural e musical no concelho.