Representatividade do CCMB no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó - Bombarral

altO CCMB é uma associação com várias valências, mas acima de tudo, é uma ESCOLA. Além da cultura musical, aqui se transmitem valores como o respeito, a solidariedade, a amizade, entre outros, e influencia diretamente nas aprendizagens académicas, através da persistência, da concentração, da memória, da motivação e no trabalho de grupo, sor para referir alguns.

Também através das performances individuais ou em grupo, criam autoestima, reforçam a liderança e a autonomia, que no futuro, podem ajudam a ultrapassar dificuldades. Daí ser uma associação que merece toda a atenção e apoio por parte da comunidade local e até regional.

Neste sentido e sabendo da importância que o CCMB tem nas crianças/jovens/adolescentes, e de acordo com a legislação em vigor que estabelece como factor prioritário o “reforço e a participação das famílias e comunidades na Direcção estratégica dos estabelecimentos de ensino. É indispensável promover a abertura das escolas ao exterior e a sua integração nas comunidades locais. Para tanto, torna-se necessário assegurar não apenas os direitos de participação dos agentes do processo educativo, designadamente do pessoal docente, mas também a efectiva capacidade de intervenção de todos os que mantêm um interesse legítimo na actividade e na vida de cada escola".

Assim o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, convidou uma vez mais (já o somos desde 2010) a fazer-se representar no Conselho Geral. Este órgão é eleito por quatro anos e tem como principal função “a aprovação das regras fundamentais de funcionamento da escola (regulamento interno), as decisões estratégicas e de planeamento (projecto educativo, plano de actividades) e o acompanhamento da sua concretização (relatório anual de atividades) ”. É ainda da sua competência eleger e destituir o director, que por conseguinte lhe tem de prestar contas.

É por isso um grande motivo de orgulho esta parceria que o CCMB mantém com o Agrupamento.