Ana Rita Aragão Bandeira

Ana Rita Aragão Bandeira iniciou os seus estudos musicais aos sete anos na Academia dos Amadores de Música de Lisboa. Começou a estudar Violino aos oito anos na Classe do Prof. Gareguin Arouthounian. Em 2008 terminou a Licenciatura em Violino na Escola Superior de Música de Lisboa, com o mesmo Professor. Em 2013 concluiu o Mestrado em Interpretação de Violino na Universidade de Évora com o Prof. Valentim Stefanov.

Foi concertino da Orquestra da Academia dos Amadores de Música dirigida pelo maestro Jorge Lé, com a qual participou em diversos concertos no Palácio Foz, Palácio Nacional de Queluz, Assembleia da República, Faculdade de Medicina Dentária, Teatro da Trindade, Teatro Nacional S. Carlos, Mosteiro dos Jerónimos, entre outros. Foi membro dos 1os Violinos da Orquestra Sinfónica Juvenil dirigida pelo maestro Christopher Bochmann com a qual participou em diversos concertos na Aula Magna, Convento de Mafra, Ilha de S. Miguel (Açores), entre outros.

Em Junho de 2004 participou, no Orfeão de Leiria, no 1o Estágio de Orquestra, na qualidade de concertino, sob a regência de Jean-Sébastian Béreau.

Participou em diversas Master-Classes de Violino com os Professores Lydia Mordkovicht, Sergey Kravtchenko, Zakhar Bron e Gareguin Arouthounian. Participa regularmente como violinista em concertos e trabalhos de música de câmara.

Como docente, ensinou em escolas como Juventude Musical Portuguesa em Lisboa, Academia de Amadores de Música em Lisboa e actualmente no Conservatório de Caldas da Rainha e Crescendo Musical de Oeiras.